Julian Casablancas, Santi White, Pharrell Williams - My Drive Thru

Posted on domingo, 31 de maio de 2009 - 0 comentários -

Ano: 2008
Álbum: Single/Converse
País: EUA
Direção: Marie Hyon e Marco Spier

A música tema desta divertida animação em stop motion foi criada conjuntamente por Santi White, Pharrell Williams e o vocalista do Strokes, Julian Casablancas, para a campanha publicitária do centenário da marca Converse.

A produção mostra os artistas como bonequinhos de papel, conectados por seus tênis All-Star, e levou 4 meses para ser concluída. Cerca de 10000 recortes dos cantores foram usados para este grande resultado.



[monteiro]

David Bowie - Underground

Posted on domingo, 10 de maio de 2009 - 0 comentários -

Ano: 1986
Álbum: Labyrinth
País: Inglaterra
Direção: Steve Barron


Quem tiver 25 anos, ou próximo disso, e gostar de filmes de fantasia, vai poder ouvispectar esse clássico e voltar no tempo.. Trata-se da música de abertura de uma das poucas aparições de Bowie no cinema: Labirinto - A Magia do Tempo.

Certamente esta produção (realizada por George Lucas) marcou a infância de muitos por aqui. O filme, através de seus personagens e enredo incríveis, conta a história fantástica na qual o cantor, que interpreta o Rei dos Duendes, vai ao mundo real raptar o pequeno Toby das mãos de sua irmã, interpretada pela ainda jovem Jennifer Connelly, aos 16 anos.

Esta música é resultado do pop característico do Camaleão com vozes em coro, um ar gospel, e ainda a guitarra do blues de Albert Collins. Influenciou músicas de sucesso como Man In The Mirror, de Michael Jackson, e Like A Prayer, de Madonna.

Além dos duendes e dos seres misteriosos da própria história, o clipe aproveita para mostrar fotos de David Bowie em outros momentos de sua carreira, e mistura-se com cenas divertidas em desenho-animado. Assim como o filme, é uma viagem rica para a imaginação fértil de crianças como nós.



[monteiro]

UNKLE - Rabbit in Your Headlights

Posted on quinta-feira, 7 de maio de 2009 - 1 comentários -

Ano: 1998
Álbum: Psyence Fiction
País: Inglaterra
Direção: Jonathan Glazer


Aproveitando o post anterior, esta música tem participação do vocalista Thom York, do Radiohead. O Unkle (também escreve-se UNKLE e U.N.K.L.E) é uma dupla inglesa constituída por James Lavelle e Tim Goldsworthy.

O clipe conta a história do que aparenta ser um andarilho ou mendigo que caminha no meio da rua, sendo atingido inúmeras vezes pelos carros. Há quem diga que ele representa o ser humano; seu casaco, o governo (do qual ele se liberta no final, e torna-se mais forte); e os carros, a sociedade - com alguns o ignorando, outros passando por cima e ainda poucos tentando ajudá-lo, mas em vão. No entanto, é um vídeo que possui várias interpretações.

O diretor utiliza uma técnica chamada diegese, onde o som ambiente mescla-se com a música, dando um realismo ainda maior ao panorama geral. É como se a música fosse a trilha sonora da vida do personagem.

O final também é uma atração à parte. Mas este é melhor assistir, pois com palavras é capaz de estragar.


[bonaldi]

Radiohead - Paranoid Android

Posted on quarta-feira, 6 de maio de 2009 - 1 comentários -

Ano: 1997
Álbum: Ok Computer
País: Inglaterra
Direção: Magnus Carlsson


Mantendo o tema animações, hoje o ETO traz a psicodelia do Radiohead, mais especificamente em Paranoid Android - nome que se origina do personagem "Marvin, o Andróide Paranóico" da antiga série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" de Douglas Adams.

Esta música foi o primeiro single lançado do álbum e, com seus mais de 6 minutos, foi a mais longa já feita pela banda até hoje. Embora não muito tocada nas rádios na época, o clipe repercutiu muito bem na MTV. Mas, depois de duas semanas no ar, teve algumas cenas originais censuradas (a versão daqui é a íntegra, com direito à fartura das sereias, claro =).

Mesmo complexo e de compreensão muito peculiar, o clipe é repleto de símbolos, críticas e subjetividades. Na verdade, ao ser feito, provavelmente não houve mesmo a pretensão de se fazer algo claro e concreto, pelo contrário.

Dirigido pelo sueco Magnus Carlsson, criador do personagem central, Robin (protagonista da série animada homônima - apreciada pela banda), o desenho possui um estilo simplista e enfatiza traços grossos e cores básicas, sem maiores requintes. Note que a banda faz uma aparição discreta aos 3'10", assistindo uma performance bizarra num bar.

- Disponível em HQ (alta qualidade)


[monteiro]

Korn - Freak On A Leash | Disturbed - Land Of Confusion

Posted on quinta-feira, 30 de abril de 2009 - 0 comentários -

Korn - Freak On A Leash
Ano: 1999
Álbum: Follow The Leader
País: EUA
Direção: Jonathan Dayton/Valerie Faris/Todd McFarlane

Disturbed - Land Of Confusion
Ano: 2005
Álbum: Ten Thousand Fists
País: EUA
Direção: Terry Fitzgerald/Todd MacFarlane


Por que dois de uma vez? Porque seguindo a tendência de Do The Evolution, estes dois vídeos também foram animados e co-dirigidos por Todd McFarlane, mais especificamente a parte de animação. Tendo previamente trabalhado em revistas como Homem-Aranha, ele é responsável pela criação do personagem Spawn, que lhe permitiu montar um império de revistas em quadrinhos, bonecos, desenhos animados e quinquilharias.

O primeiro tem um misto de animação e cgi. E tem o foco da história na trajetória da bala, que percorre um longo caminho e retorna. Uma interpretação do fato de que tudo que vai, volta, de certa forma.

O segundo é inteiramente animado e, seguindo o mesmo princípio do clipe do Pearl Jam, é quase um curta. A música original é do Genesis (esse mesmo, do Phil Collins) e foi regravada com quase 20 anos de diferença. Importante notar como a letra da música se mantém atual, e a animação capta isto perfeitamente.

Resumindo: animação é um dos meios mais eficazes de se contar uma história em vídeos de música, possibilitando situações e interpretações únicas à trama geral.

- Disponível em HQ (alta qualidade)


- Qualidade DVDRip (extraída de DVD)


[bonaldi]

Pearl Jam - Do The Evolution

Posted on segunda-feira, 27 de abril de 2009 - 1 comentários -

Ano: 1998
Álbum: Yield
País: EUA
Direção: Kevin Altieri/Todd McFarlane


Este clipe é mais do que isso simplesmente: é um curta-metragem. Com uma narrativa intensa e recheada de muitos elementos, sua produção completa levou 16 semanas e envolveu mais de 100 pessoas, tendo a animação realizada em estúdio koreano. O resultado não poderia ser melhor! A arte é incrível, as fusões são espetaculares e a sequência é de cair o queixo. São muitas cenas fortes e expressivas sob forma de desenho.

Este clipe, que ao longo dos anos tornou-se um clássico do rock, ou mesmo da animação, constrói analogias e críticas ferrenhas ao sistema de forma impressionante. Sendo referência no meio, faz com que aqueles que já assistiram queiram ver de novo - e sempre tenham elogios à criação/produção - e os que nunca viram, geralmente, acabem virando novos admiradores.

E uma dica: o Pearl Jam, que é dono de poucos e bons clipes, incluiu esta obra de som contagiante no ótimo dvd Touring Band 2000. No disco, você poderá ouvispectá-la quantas vezes quiser, no último volume e em tela cheia!

- Disponível em HQ (alta qualidade)


[monteiro]

Feist - 1234

Posted on quinta-feira, 23 de abril de 2009 - 2 comentários -

Ano: 2007
Álbum: The Reminder
País: Canadá
Direção: Patrick Daughters

Quebrando o clima mais pesado do Meshuggah, trazemos a leveza deste colorido plano-sequência. Sob produçao de Geoff McLean e direção de arte de Isaac Cull, a divertida coreografia de Noemie LaFrance faz deste célebre single - usado na publicidade do Ipod Nano - um balé muito bem ensaiado.

Repare que o clipe nada mais é do que cores, dança, um ótimo jogo de câmera sem cortes, um galpão e a voz tranquila da cantora canadense. E tudo isso junto ficou ótimo! Tão bom que, em 2007, rendeu o Grammy de "Melhor Performance Feminina de Vocal Pop" à Feist.

- Disponível em HQ (alta qualidade)


[monteiro]

Meshuggah - Bleed

Posted on quarta-feira, 22 de abril de 2009 - 0 comentários -

Ano: 2008
Álbum: Obzen

País: Suécia
Direção: Ian McFarland

Clipe bom não é somente bonito, pode ter horror e ser ofensivo. Contanto que seja bem dirigido e produzido, é uma questão de gosto daí pra frente. No caso, Bleed, do Meshuggah, se sai muito bem, já que deixa muitos filmes de terror "no chinelo". Em cinco minutos, consegue ser mais assustador e perturbador do que muitos filmes made in Hollywood. Também com um som desses, é de se esperar que o visual seja, no mínimo, algo saído de um pesadelo.

Metal forever!

E, citando um dos comentários postado por um usuário do Youtube, LagiT3ch:
"TRATAMTARAMTAM-TRATAMTARAMTAM- RARATRAMTRAM-TRATAMTARAMTAM-TR ATAMTARAMTAM-RARATRAMTRAM for five minutes! Sounds awesome :)"

- Disponível em HQ (alta qualidade)


[bonaldi]

Royksöpp - What Else Is There?

Posted on terça-feira, 21 de abril de 2009 - 0 comentários -

Ano: 2006
Álbum: The Understanding

País: Suécia
Direção: Martin De Thurah

Royksöpp é uma dupla sueca que, neste vídeo, conta com a participação de Karin Dreijer Andersson, do grupo The Knife. A harmonia da música e a fotografia unem-se para criar uma experiência única, que transporta o ouvispectador a um mundo singular por três minutos. A beleza da letra, o sotaque e o tom, evocados pela cantora, já seriam o bastante. Mas as imagens ainda acrescentam muito à música.

Uma pena não possuirmos canais que transmitam obras-primas como esta com mais frequência; e é por isso que estamos aqui!

- Vídeo em HQ (alta qualidade)


[bonaldi]

Sepultura - Ratamahatta

Posted on sábado, 18 de abril de 2009 - 0 comentários -

Ano: 1996
Álbum: Roots
País: Brasil
Direção: Fred Stuhr

A animação computadorizada com bonecos de argila incendiou a tela das tvs no lançamento deste single, do álbum Roots de 1996. Misturando metal, influências indígenas e toques de magia negra (e ainda a participação de Carlinhos Brown), essa batida foi a responsável por muitos passarem a conhecer melhor o som pesado do Sepultura - uma das bandas brasileiras com maior repercussão internacional de todos os tempos.

A princípio, o clipe pode "assustar" os ouvispectadores, mas, depois, nota-se que é uma ótima produção, de fato. Uma animação em que Tim Burton certamente gostaria de ter participado.

- Disponível em HQ (alta qualidade)


[monteiro]

Moby - Slipping Away

Posted on quinta-feira, 16 de abril de 2009 - 0 comentários -

Ano: 2006
Álbum: Hotel
País: Estados Unidos
Direção: Hugo Ramirez


Esse clipe é um show visual, uma bela arte. Recursos simples, porém muito bem trabalhados como a montagem de fotos, o jogo de câmera e o passeio por entre os diferentes planos dão sofisticação a esta produção. Note ainda que a letra da música acompanha o ouvispectador por todo o vídeo.

Há também a grande versão em parceria com Mylène Farmer, que resultou em Crier La Vie, com fotos novas e intervenções em francês. Recomendo!

- Disponível em HQ (alta qualidade)


[monteiro]